Ônibus com brasileiros que estão em Gaza chega à fronteira com o Egito

O Ônibus com brasileiros deixou neste sábado (14/10/2023) escola em Gaza e chegou à cidade de Khan Younes, mais próxima ao Egito. A fronteira, entretanto, permanece fechada. Os 22 brasileiros que pediram para deixar a região devem permanecer nas próximas horas em um prédio residencial aguardando a abertura da fronteira. O percurso durou cerca de duas horas, num horário sem ataques. Todos os dados do veículo foram enviados às autoridades de Israel, que ameaçou bombardear a região de Gaza.

Antes, houve um atraso na saída do ônibus por falta de segurança. É que informações recebidas por diplomatas sobre riscos de deslocamento em Gaza impediram a saída do ônibus de brasileiros da escola Rosary Sister School. O cancelamento ocorreu depois que o veículo estava preparado, inclusive com bandeiras do Brasil no teto para sinalizar movimentação de civis. Mas bombardeios próximos à escola forçaram a saída dos brasileiros do local.

O comunicado anterior, que cancelou a saída, dizia: “Informamos que devido às notícias preocupantes que recebemos, instruímos a todos que voltem imediatamente e fiquem longe da área, e aguardem novas atualizações.”

A saída dos brasileiros de Gaza se arrasta desde quarta-feira (11/10/2023), com negociações diretas de diplomatas com representantes de Israel, Egito e do próprio Hamas. Na sexta-feira (13/10), o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o acordo era o embarque para o Brasil em aeroporto próximo à fronteira do Egito com Gaza, e não mais no Cairo. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está em Roma aguardando a ordem para voar até o local.

Números da embaixada do Brasil na Palestina:

Número total de pessoas que solicitaram evacuação: 28 pessoas, das quais 22 brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 familiares palestinos. Do total de 22 brasileiros que desejam evacuação, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos. Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 16 se encontram na escola e 12 fora da escola. Os 12 que se encontram fora da escola estão na cidade de Khan Younes, sul da Faixa. Na escola na cidade de Gaza estão 19 brasileiros, sendo 11 crianças, 5 mulheres e 3 homens adultos.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts