Siga nossas redes

Mundo

Nicolás Maduro, ditador da Venezuela desembarca em Cuba para participar da “Cúpula da Aliança Bolivariana”

Published

on

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou ontem (13/12/2021) em Havana para participar da XX Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), que será realizada nesta terça-feira (14/12/2021) em Cuba, e disse que espera debater “o novo mundo pós-pandemia”.

“Os países da Alba conseguiram administrar corretamente a crise da pandemia, resistir com vacinas, controlar a situação, e hoje estamos realizando a primeira cúpula presencial pós-pandemia para discutir um plano econômico, social e político pós-pandemia; para discutir o novo mundo pós-pandemia”, afirmou Maduro ao desembarcar na ilha.

Embora Maduro tenha elogiado a gestão da pandemia pelos países da aliança, ONGs, profissionais de saúde e outros setores da sociedade denunciam uma situação mais dramática na Venezuela, com apagão de informações sobre a Covid-19 e falta de estrutura generalizada para combater os contágios.

ditador venezuelano também declarou que foi à cúpula, que ele descreveu como uma reunião “de união, de solidariedade, de fraternidade”, para falar de “paz, união e integração”.

“Uma aliança para construir o novo mundo a partir de nossa identidade e diversidade”, enfatizou.

A Alba é uma aliança de dez nações latino-americanas, fundada pelos falecidos líderes de Cuba e Venezuela, Fidel Castro e Hugo Chávez, como uma resposta à proposta dos EUA de criar a Alca, um acordo comercial da região que não se concretizou. O encontro desta semana em Havana será o primeiro presencial da Alba desde 2019.

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse no Twitter que a cúpula favorecerá a integração do bloco, analisará suas origens e abordará os problemas causados pela Covid-19.

O nome do ditador Nicolás Maduro está desde Março deste ano na lista de recompensas que os Estados Unidos ofereceu para quem captura-lo, o valor está em U$ 15 milhões de dólar, isso representa hoje (14/12) cerca de R$ 85,2 milhões de reais.

Confiram abaixo a tabela com o anúncio da recompensa:

*Informações do site Gazeta do Povo e UOL Notícias

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas