Marinha do Brasil leva oxigênio ao Amapá, que enfrenta surto de síndromes gripais

O navio de apoio oceânico Iguatemi está a caminho de Santana, no Amapá, com uma carga de 32.695 metros cúbicos de oxigênio gasoso para a atender a rede pública de saúde do estado. A embarcação partiu por volta das 2 horas da madrugada deste domingo (21/05/2023) da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), numa viagem que pode durar dois dias. A carga segue em dois tanques criogênicos, juntamente com equipamentos hospitalares.

O governo do Amapá decretou estado de emergência devido a um surto de síndromes respiratórias e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A maioria dos pacientes têm idade entre 7 meses e 4 anos.

Neste domingo, o governador do Estado, Clécio Luís, se reuniu com prefeitos e autoridades de saúde a fim de discutir as ações tomadas até agora. O Amapá já pediu ajuda ao Ministério da Saúde e anunciou a abertura de leitos, compra de medicamentos, insumos e equipamentos, reforço nas escalas e contratação de profissionais.

Pelos últimos números, o Hospital da Criança e do Adolescente e o Pronto Atendimento Infantil registram 171 pacientes internados, sendo 35 em Unidade de Tratamento Intensivo. No Hospital da Mulher Mãe Luzia, 18 bebês com menos de um mês estão internados.

De janeiro até a primeira semana de maio, o Amapá teve aumento de 53,11% nos casos de síndrome gripal e de 108,33% na evolução para as formas mais graves da doença, na comparação com o mesmo período de 2022.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts