Lula tem encontro com o presidente da Guiana Mohamed Irfaan Ali para tratar das disputas de Essequibo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre, nesta quinta-feira (29/02/2024), mais um dia de compromissos públicos em Georgetown, capital da Guiana. Hoje, o líder brasileiro terá uma reunião bilateral com o presidente Mohamed Irfaan Ali, com quem deverá debater a disputa do país com a Venezuela pela região de Essequibo, tentando facilitar o diálogo.

A província de Essequibo, uma área rica em minerais que compõe 74% do território guianense, é reivindicada pela Venezuela desde 1841. Em dezembro de 2023, o governo de Nicolás Maduro propôs um projeto de lei para anexar a região e criar um novo estado venezuelano. A decisão foi tomada após 95% da população votar a favor do plano.

O anúncio gerou semanas de tensão entre os países, que enviaram forças militares para as fronteiras. Pouco tempo depois, os presidentes se reuniram no Brasil, a pedidos da comunidade internacional, e se comprometeram em não usar quaisquer tipo de força na disputa por Essequibo, evitando uma possível escalada do conflito.

No início desde ano, contudo, imagens de satélite do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais mostraram um aumento de tropas venezuelanas na fronteira com a Guiana. Com isso, a comunidade internacional pediu novamente para que países com poder de mediação, como Brasil e Estados Unidos, tentem aliviar a tensão entre as nações.

Depois de Georgetown, Lula segue para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe. No local, o presidente brasileiro participará da abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em 1º de março. Posteriormente, Lula deve se reunir com Maduro.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaodnoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts