Luiz Inácio Lula da Silva é eleito em 2° turno o novo presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito neste domingo (30/10/2022) como novo presidente da República. Lula assume a Presidência pela 3ª vez, 12 anos após o fim de seu 2º mandato. O petista foi presidente do Brasil entre 2003 e 2011. A posse do presidente eleito que comandará o país pelos próximos quatro anos está prevista para 1º de janeiro de 2023.

Em um contexto de grande polarização política, Lula assume com o desafio de reconciliar o país. Há poucos dias, afirmou que pretende fazer um grande pacto com governadores e convencer a sociedade de que a partir de 2023 o protagonista será o Brasil.

“A hora que fechar a urna e anunciar, terminou. Não tem mais bolsonarista ou lulista, flamenguista ou vascaíno, corintiano ou palmeirense. Numa sociedade civilizada, disputa da forma mais democrática possível, briga pelo seu candidato, luta pelo seu candidato, acabadas as eleições, tem o resultado. Quem ganhou governa, quem perdeu chora. É assim. Simples assim”, disse Lula.

Biografia

Natural de Garanhuns, Pernambuco, Lula nasceu em 27 de outubro de 1945. De família pobre, o presidente eleito trabalhou ainda criança, aos 12 anos, como entregador de roupas em São Paulo e foi auxiliar geral em uma fábrica. Aos 14 anos terminou o ginásio e entrou no curso técnico de torneiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Arrumou seu primeiro emprego como metalúrgico na Fábrica de Parafusos Marte.

Como operário, em São Bernardo do Campo, em 1967, Lula começou a frequentar o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, sob influência do irmão Frei Chico, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi no ofício que recebeu o apelido “Lula”.

No final dos anos 1970 e 1980, liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT). Foi nesse período de redemocratização que teve início a sua trajetória política. Tendo sido eleito deputado federal pelo estado de São Paulo em 1986.

Trajetória política

Em 1989, Lula concorreu à presidência da República pela primeira vez. Mas perdeu para Fernando Collor de Mello. Ele também perderia as duas eleições seguintes, de 1994 e 1998, para Fernando Henrique Cardoso. Mas venceu a corrida presidencial em 2002, quando enfrentou José Serra. Ele também foi reeleito em 2006, ao vencer Geraldo Alckmin, hoje o seu atual vice.

Principais eixos de campanha

Enquanto esteve no poder, o governo de Lula ficou conhecido pela execução de programas sociais, como Bolsa Família – que visava transferência de renda para as famílias mais pobres do Brasil, e foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza no mundo, segundo a revista britânica The Economist – e o programa Fome Zero.

O governo Lula também teve destaque econômico com o avanço do Produto Interno Bruto (PIB). Além de ações de crescimento do país no cenário internacional. Como na atuação no Mercosul e no grupo dos BRICs. Ele foi conhecido por ser um dos presidentes mais populares da história brasileira. Também foi o ex-presidente que anunciou a exploração comercial do pré-sal, que criou o Luz para Todos e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

O presidente eleito prometeu fortalecer esses programas e “retomar a construção de um tempo de harmonia, com emprego, prosperidade e o fim da fome e da extrema pobreza”, afirmou Lula, recentemente.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts