A cantora Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, de 31 anos, disse que o apresentador Silvio Santos, de 91, deve um pedido de desculpas à comunidade trans por ter prestado “desserviço” às pessoas trasngêneros.
Por meio de seu perfil no Twitter, a artista repercutiu um vídeo que circulou no começo do mês, quando Silvio recebeu em seu programa no SBT a Miss Trans Internacional Ava Simões, e aproveitou para tirar dúvidas sobre a transgeneridade. Na ocasião, o comunicador foi elogiado pela própria Ava e nas redes sociais por “dar uma aula” sobre aceitação.
Agora, Linn da Quebrada recuperou o debate e apontou que, ao contrário do que muitos apontaram nos comentários elogiosos a Silvio Santos, o dono do SBT, assim “como tantos outros meios de comunicação”, prestaram desserviço à comunidade constituída por transgêneros “pela contribuição assídua em desumanizar” essas pessoas. Ainda, a cantora ressaltou que o apresentador já “constrangeu e debochou” de Roberta Close, uma das primeiras personalidades trans do Brasil a falar publicamente sobre o tema em rede nacional de televisão.
“Mas é também o mesmo Silvio que constrange e debocha a Roberta Close. Ele como tantos outros meios de comunicação que devem desculpas pelo desserviço e pela contribuição assídua em desumanizar e atuar com tanto gosto na manutenção da violência e da dor [dessas pessoas]”, escreveu.
“E mais uma vez digo: não é sobre o Silvio, mas também é. Antes de tudo, falo da instituição televisiva que trabalhou muito bem e por muito tempo para a manutenção do espetáculo violento de nos ferir enquanto riam. Uma conversa muito mais extensa e que não se justifica os preços de tudo”, completou.
vcs são mt coniventes com os seus. não vou discutir nem mensurar em quantidade e nem me interessa tornar uma questão dele ou de outro. Mas do papel q ocupam e dentro e com os meios de comunicação, q criaram mantiveram um pacto q até hoje tem seus efeitos.
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) June 22, 2022
Por fim, Linn da Quebrada disse que não considera “inútil” contrapor o preconceito estrutural da geração de Silvio Santos com o cenário atual, “porque não é sobre eles, não é sobre convencer e unificar”, mas é algo que faz por ela mesma.
“Não consigo e nem quero agora permitir que essa ideia se instaure, se cristalize e me mova. Estou cansada, estamos todas. Mas não vou me cansar menos ao aceitar que sofrer é inevitável”, concluiu.
Não eh inútil pq não eh sobre eles.
Não eh sobre convencer e unificar.
é por mim.não consigo e nem quero agora, permitir q essa ideia se instaure e, cristalize e me mova.
estou cansada, estamos, todas. Mas não vou me cansar menos ao aceitar q sofrer eh inevitável.— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) June 22, 2022
O espaço no qual o twitte inicial se refere que Silvio Santos deu a pessoas trans, é os quadros de transformistas e até dos seus programas que muitos participaram como o “Qual é a Música?”.
Silêncio! O jovem tuiteiro está conhecendo o Silvio Santos, que já recebe trans em seu programa desde a década de 80.
O cara sempre levou trans no programa, tinha quadro ele levava uma mulher e uma trans pra ver quem era mulher e quem era trans, só q hoje uma piada é crime pic.twitter.com/sF9pvd6BeK— kaue Santana (@KaueNasciment52) June 16, 2022
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)