Hospital Espanhol promove sessões de autocuidado para seus colaboradores

 

Durante dois dias a cada mês, os cerca de 300 colaboradores que atuam hoje no Hospital Espanhol têm disponíveis os serviços de auriculoterapia, massoterapia, reflexologia podal e ventosaterapia.

A filosofia do “cuidar de quem cuida” é uma prática do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), Organização Social responsável pela gestão do Hospital Espanhol desde 2020, aplicada com ações que beneficiam a qualidade de vida dos seus colaboradores. Dentre estas ações, estão as terapias complementares de cuidados com a saúde física e mental, visando uma melhor qualidade de vida para pessoas que atuam como profissionais, cuidando da saúde de outras pessoas.

O IRSI é o Instituto de Responsabilidade Social do INTS responsável por levar voluntários com formações nas práticas de terapias como auriculoterapia, massoterapia, reflexologia podal e ventosaterapia para atendimento aos colaboradores das Unidades de Saúde geridas pelo INTS, como o Hospital Espanhol.

“Todos os meses os colaboradores têm as terapias disponíveis para usufruto no seu ambiente de trabalho. Trabalhamos com agendamento prévio, desde que as datas de atendimento são anunciadas. Um mesmo colaborador pode agendar até duas terapias para si, havendo horários disponíveis. Nos dias de atendimento, permanecemos das 9 às 16h com uma equipe de cinco voluntários prestando os serviços. Uma Técnica de Enfermagem e mais quatro terapeutas complementares. Este número pode variar, dependendo dos agendamentos marcados – explica Girlaine Pereira, Analista de Projetos do IRSI e que tem acompanhado este Projeto “Cuidando de quem Cuida”.

No mês de junho, 61 colaboradores do Hospital Espanhol foram beneficiados e cuidados! A Biomédica e Analista Química Quézia Borges está entre estes e depois de cuidada, descreveu o momento como uma experiência incrível. “Me senti renovada! Fiz massagem terapêutica e ventosaterapia. Penso que ações como estas fazem toda a diferença para o bem-estar dos colaboradores. Além de gerar grandes benefícios à saúde” – complementou ela.

Avaliar para cuidar

Antes de dar início a qualquer um dos atendimentos, o colaborador passa por uma rápida avaliação feita por uma Técnica de Enfermagem da equipe do IRSI que afere a pressão arterial do colaborador e preenche com ele um questionário sobre informações da sua saúde, uma espécie de rápida anamnese (histórico de saúde do paciente). Estas informações são passadas para o terapeuta voluntário que vai fazer o atendimento, para uma condução mais segura do processo. Caso haja algum impedimento de saúde para a realização do atendimento, o motivo será explicado ao colaborador e dada a informação sobre busca para cuidados específicos e necessários.

Os atendimentos realizados por profissionais voluntários lhes dão oportunidade para a prática dos seus dons e habilidades no cuidado com o outro, além de divulgar os seus serviços entre possíveis futuros clientes. Este é um dos propósitos do IRSI, dar chance ao voluntário, beneficiando o próximo, cuidando de pessoas!

Leandro Dias é massoterapeuta e voluntário do IRSI. Ele participou dos atendimentos aos colaboradores do Hospital Espanhol, no mês de junho, e comentou com a gente: “Para mim é um prazer inexplicável poder cuidar de pessoas da área de saúde. Eu me sinto muito bem. A gente já sabe os pontos onde tocar, pelo estresse que passam e pela carga de atividades que absorvem, o que facilita o trabalho e potencializa o resultado. Ouvir de um colega de área que se levantou da cadeira de massagem muito melhor do que se sentou… não tem preço, só realização e gratidão”.

Ser bem tocado numa massagem é satisfatório. Ser bem cuidado na vida é necessário. Feliz de quem cuida de quem cuida e de quem é cuidado.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts