Siga nossas redes

Esportes

Grupo faz proposta aos Clubes brasileiros para operar uma liga

Published

on

A liga de clubes do futebol brasileiro ganhou um novo grupo interessado em cuidar de sua operação. As empresas LiveMode e 1190, em conjunto, estão apresentando a dirigentes de primeira e da segunda divisões uma proposta.

Segundo informações do site GE, esse grupo pretende estruturar a liga, que representaria todos os clubes da elite em negociações comerciais, incluindo direitos de transmissão e patrocínios do Campeonato Brasileiro. Como estímulo para que dirigentes entrem no projeto, as empresas sinalizam com a entrada de um sócio, que compraria uma participação sobre esse negócio.

De acordo com a proposta apresentada a dirigentes, esse investidor aportaria US$ 800 milhões em troca de 20% da liga de clubes, por um período de 50 anos, que vigoraria entre 2025 e 2074. Com o câmbio atual, o valor corresponderia a R$ 4,2 bilhões. O dinheiro seria repassado aos clubes em três parcelas anuais: 2022, 2023 e 2024.

Em outras palavras, esse dinheiro seria distribuído aos clubes, mediante participação sobre receitas futuras. O acordo seria similar ao que a LaLiga, liga espanhola, firmou com o fundo de investimentos CVC.

A liga teria como principal propriedade comercial os direitos de transmissão do Brasileirão e da Série B. Esses direitos foram vendidos para a Globo até 2024. Agora, em 2022, dirigentes devem começar o processo de venda do ciclo que terá início em 2025.

Para se resguardar em relação a essa venda – pois clubes que vendam separadamente seus direitos acabariam por desmantelar a liga, antes mesmo de ela existir –, as empresas propuseram aos dirigentes uma espécie de direito de preferência. Caso apareça alguma oferta por direitos de mídia referentes ao período desejado, entre 2025 e 2074, esse investidor teria o direito de cobrir a oferta, dentro de um prazo de 30 dias.

Por enquanto, LiveMode e 1190 mantêm o nome do investidor sob sigilo. As empresas querem que os clubes primeiro assinem um acordo vinculante (que estabelece obrigações) em relação à liga, para depois dar mais detalhes sobre de onde virá o dinheiro e quais serão as garantias.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas