Estados Unidos apoiarão um esforço para treinar pilotos ucranianos em caças F-16

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou aos líderes do G7 nesta sexta-feira (19/05/2023) que o país apoiará um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves de quarta geração, incluindo os caças F-16, disse um alto funcionário do governo à CNN.

O treinamento não deve acontecer nos EUA, disse o funcionário, e provavelmente acontecerá inteiramente na Europa. Mas o pessoal dos EUA participará do treinamento ao lado de aliados e parceiros na Europa, disse o funcionário. Espera-se que leve vários meses para ser concluído e o funcionário disse que a esperança é que comece “nas próximas semanas”.

A decisão marca uma reviravolta para Biden, que disse no início deste ano não acreditar que a Ucrânia precisasse dos F-16.

“À medida que o treinamento ocorrer nos próximos meses, nossa coalizão de países participantes desse esforço decidirá quando realmente fornecer jatos, quantos forneceremos e quem os fornecerá”, disse o funcionário.

A fonte acrescentou que “até o momento, os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros se concentraram em fornecer à Ucrânia a grande maioria dos sistemas, armas e treinamento necessários para conduzir operações ofensivas nesta primavera e verão.

As discussões sobre a melhoria da Força Aérea Ucraniana refletem nosso compromisso de longo prazo com a autodefesa da Ucrânia”.

Em março, os EUA receberam dois pilotos ucranianos em uma base militar em Tucson, Arizona, para avaliar suas habilidades usando simuladores de voo e avaliar quanto tempo precisariam para aprender a pilotar várias aeronaves militares americanas, incluindo F-16.

O Congresso reservou dinheiro no orçamento de 2023 para esse treinamento.

*Informações do site CNN Brasil

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts