Empresa BYD anuncia chegada triunfante na Bahia com evento no Farol da Barra nesta terça-feira

A primeira planta industrial da renomada empresa de veículos elétricos, BYD, nas Américas, será instalada no município de Camaçari, na Bahia. O anúncio oficial será feito pelo governador do estado, ao lado da vice-presidente global da companhia, Stella Li, em um evento realizado no Farol da Barra, nesta terça-feira (4) às 9h30. O governador reforçou essa informação durante as celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia.

Durante o evento, serão apresentados os investimentos do grupo chinês no estado, assim como os detalhes da implantação de três unidades fabris. Essas unidades serão responsáveis pela produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além do processamento de lítio e ferro fosfato. A previsão é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie suas operações no segundo semestre de 2024.

As negociações para a chegada da montadora chinesa na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado. Essas negociações se concretizaram este ano, após reuniões entre executivos do grupo, o governador e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tanto na China quanto no Brasil.

Além disso, durante o evento, outras questões importantes como o VLT do Subúrbio podem ser discutidas. O governador mencionou que o projeto também está sendo executado por um consórcio chinês e que novas discussões ocorrerão a respeito desse assunto.

“O VLT está sendo tratado junto com a BYD. Caso identifiquemos dificuldades na sua realização, dialogaremos para explorar outras possibilidades, como uma nova licitação”, afirmou o governador, que também prometeu uma futura conversa sobre a ponte Salvador-Itaparica com o presidente Lula, que está negociando diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts