Siga nossas redes

Salvador

Elevador do Taboão é reativado após mais de 60 anos em Salvador

Published

on

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (30) um dos equipamentos públicos históricos da capital, após mais de 60 anos fechado: o Elevador do Taboão.

Responsável por fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, o equipamento passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura e, agora, se junta a outras opções de transporte disponíveis a soteropolitanos e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como o Elevador Lacerda, planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.

O equipamento já começa a operar nesta sexta (1º). A operação será de segunda a sexta-feira e terá o funcionamento gratuito por período indeterminado.

Inaugurado em 19 de janeiro de 1896 pela companhia Linha Circular de Carris da Bahia, o Elevador do Taboão, assim como o Lacerda, foi símbolo da modernização e marco da arquitetura em ferro na Bahia no final do século XIX. As operações duraram 65 anos até que a desativação ocorresse, em 1959, num processo que deu início à degradação do ascensor.

Veja as fotos

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais lidas