Deputados americanos pedem que Bolsonaro seja expulso dos Estados Unidos

Deputados americanos pediram em publicações no Twitter que Jair Bolsonaro (PL) deixe os Estados Unidos, citando os ataques à democracia empreendidos por apoiadores do ex-presidente do Brasil em Brasília neste domingo (8).

O pedido foi feito pelos deputados Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, filiados ao Partido Democrata de Joe Biden. Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro quando deixou o Brasil e se instalou na região de Orlando, próximo aos parques da Disney.

O ex-presidente pode deixar os Estados Unidos por dois caminhos. A extradição depende de diferentes variáveis. O processo precisa, primeiro, ser solicitado pelo Judiciário brasileiro e, então, encaminhado pelo governo federal ao americano —que pode ou não aceitá-lo.

A deportação, por sua vez, é um mecanismo mais rápido e depende exclusivamente da vontade do Estado no qual o ex-presidente agora se encontra. Nesse caso, a decisão não precisa estar ancorada em nenhuma premissa ou pressuposto, Seguindo essa hipótese, caso tenha usado seu passaporte diplomático para entrar nos EUA, o ex-presidente teria 72 horas para deixar o país.

É preciso ponderar também que ambos os processos, no caso de um ex-presidente como Bolsonaro, poderiam trazer um desgaste diplomático para Washington.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts