Datafolha: 51% dos brasileiros defendem que Bolsonaro fique inelegível

Para 51% dos brasileiros, Jair Bolsonaro (PL) deve ser condenado por sua campanha contra as urnas eletrônicas e se tornar inelegível durante os próximos oito anos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de março.

Outros 45% dos entrevistados acreditam que ele é inocente e deveria ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputar as eleições de 2026. Os que não souberam avaliar a questão representaram 4%. A pesquisa do Datafolha ouviu 2.028 entrevistados e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre risco de ser condenado em pelo menos uma das 16 ações que correm contra ele no TSE.  A mais provável seria a ação proposta pelo PDT, que gira em torno do encontro que o então presidente promoveu com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado. Durante a reunião, ele teria repassado argumentos falsos fortalecendo um discurso conspiratório contra a segurança das urnas eletrônicas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts