A Coreia do Norte lançou seu primeiro “submarino tático de ataque nuclear” operacional e o enviou para a frota que patrulha as águas entre a península coreana e o Japão. A informação foi confirmada pela imprensa estatal do país nesta sexta-feira (08/09/2023).
O submarino n.º 841 — batizado de Herói Kim Kun Ok, em homenagem a uma figura histórica norte-coreana — será um dos principais “meios ofensivos subaquáticos da força naval” da Coreia do Norte, segundo disse o líder Kim Jong Un na cerimônia de lançamento na quarta-feira (06/09).
Analistas disseram que o navio parece ser um submarino modificado da classe Romeo da era soviética, que a Coreia do Norte adquiriu da China na década de 1970 e começou a produzir no mercado interno. Segundo eles, seu projeto, com 10 escotilhas de tubos de lançamento, mostrou que ele estava provavelmente armado com mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro.
Essas armas não acrescentarão muito valor às forças nucleares terrestres mais robustas do país, porque os submarinos antigos usados como núcleo do novo design são relativamente barulhentos, lentos e têm alcance limitado, o que significa que podem não sobreviver durante tanto tempo a uma guerra, disse Vann Van Diepen, ex-especialista em armas do governo dos EUA.
*Informações do site CNN Brasil
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaodnoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)