Congresso Nacional viverá maratona de posses nesta quarta

O Congresso Nacional vive uma maratona de eventos nesta quarta-feira (01/02/2023). Ocorrem no mesmo dia a posse dos 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 e a votação dos membros das mesas diretoras de ambas as Casas.

Posse dos novos parlamentares

A primeira movimentação para ambas as casas é a posse dos parlamentares eleitos em 2022. Enquanto na Câmara dos Deputados a cerimônia tem início às 10h, no Senado Federal ocorre às 15h.

Nas duas Casas, o partido que terá mais deputados tomando posse é o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. A legenda elegeu oito senadores — chegando a 13 — e 99 deputados federais.

Assim, o PL terá a maior bancada da Câmara e a segunda maior do Senado, atrás apenas do PSD, que tem 14. Vale destacar, contudo, que o senador Dr. Samuel Araújo (PSD-RO) é suplente de Marcos Rogério (PL-RO). Quando o titular retornar de sua licença de 120 dias, a tendência é de que os partidos fiquem em igualdade.

O PT elegeu quatro senadores e terá a segunda maior bancada da Câmara, de 67 deputados. Quando considerada a federação, que inclui PCdoB e PV e atuará de forma conjunta, são 80 integrantes.

O parlamento brasileiro terá menos partidos em 2023 do que no início da última Legislatura, há quatro anos. Na ocasião, havia 30 legendas representadas na Câmara e 21 no Senado; neste ano, serão 23 e 13, respectivamente.

*Informações do site CNN Brasil

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts