O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (31/05/2022), o regime de urgência do projeto de lei 1143/21, que busca criar um mecanismo de redução no preço das tarifas de energia elétrica. Com a iniciativa, o texto poderá ser analisado diretamente no plenário da Casa nas próximas sessões deliberativas.
Segundo o relator da matéria na Comissão de Minas e Energia, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), o projeto tem como objetivo promover o reembolso de cobranças indevidas aos consumidores por meio da redução do preço cobrado no tributo. A ideia é que a devolução seja feita de forma rápida, sem que cada cidadão busque a restituição por meio de ação judicial.
“A redução das tarifas de distribuição de energia deve considerar as modalidades tarifárias, os contratos existentes, as especificidades operacionais e processuais, bem como a devolução até o primeiro processo tarifário subsequente ao exaurimento do prazo para compensação”, explica o relator.
Em janeiro, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública para a devolução de R$ 50,1 bilhões aos consumidores, após decisões da Justiça para a retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base de cálculo da conta de luz.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)