Bahia tem alerta de perigo devido a onda de calor que atinge o brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor que atinge o Brasil deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios até a próxima terça-feira (14). O Instituto emitiu alerta para 12 estados: Além de todas as unidades da federação do Sudeste, o calor será sentido em partes de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Na Bahia, de acordo com o boletim do Inmet, os municípios de Coco, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada e São Desidério, serão os mais atingidos no estado. As temperaturas ficam 5ºC acima do normal e o calor pode causar risco à saúde, com alerta de perigo.

O calor excessivo é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nesta época do ano, com a aproximação do verão, mas tem sido intensificado pelo El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Na última quarta-feira (8), os cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram que 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos. O mês de outubro foi o mais quente do mundo nesse período, com temperatura média do ar à superfície de 15,30°C, 0,85°C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,40°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts