Após assassinato da líder quilombola, Governo Federal enviará comitiva para a Bahia

O Governo Federal enviará uma comitiva para a Bahia após o assassinato da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, a ‘Mãe Bernadete’, na noite desta quinta-feira (17/08/2023), em Simões Filho, região Metropolitana de Salvador.

A equipe, representada pelos ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e da Cidadania, irá ao local para que “todas as providências necessárias sejam tomadas”.

Em nota, o Ministério das Mulheres lembrou a luta de Mãe Bernadete para esclarecer a morte do filho Binho, que também foi assassinado, há seis anos. “Mãe Bernadete foi vítima de racismo religioso, racismo ambiental e de violência política de gênero, que atinge lideranças em espaços de poder e decisão”.

“É crucial que as autoridades apurem o caso com celeridade. Seu filho Binho também foi assassinado, há seis anos, e Mãe Bernadete lutava pelo esclarecimento do caso. Ambos eram dirigentes da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Quilombolas (Conaq)”, afirmou a pasta.

Liderança da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, do município de Simões Filho, onde também foi Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mãe Bernadete era Yalorixá, ou popularmente conhecido como “Mãe de Santo”, nome dado para sacerdotisas de terreiros de Umbanda, Candomblé e Quimbanda.

O ministro Silvio Almeida e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT/BA), que determinou que as Polícias Militar e Civil “desloquem-se de imediato ao local e sejam firmes na investigação”, se manifestaram em suas redes sociais.

 

Contato da redação ou setor comercial:

Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

TikTok (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts