A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta quinta-feira (02/03/2023), o registro de uma nova vacina contra a dengue, a “Qdenga”. O imunizante será destinado para pessoas de 4 a 60 anos de idade, com administração via subcutânea (injeção), em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as indicações.
Produzida pela empresa Takeda Pharma, a vacina é composto por 4 diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim ampla proteção contra variantes. Em testes clínicos, a “Qdenga” demonstrou eficácia geral de 80,2% contra a dengue.
Segundo a Anvisa, a demonstração da eficácia da vacina tem como principal suporte os resultados de “um estudo em larga escala, estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue, com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina”.
A “Qdenga” também foi avaliada pela Agência Sanitária Europeia (EMA), tendo recebido recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for All” (União Europeia Medicamentos para Todos), que avalia medicamentos que se destinam à distribuição em países de baixa e média renda, fora da União Europeia.
A agência destaca que a “Qdenga” é a primeira vacina contra dengue aprovada, no Brasil, para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, o “Dengvaxia”, só pode ser administrado em pessoas que já tiveram a doença.
Contato da redação ou setor comercial:
Envie E-mail para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
TikTok (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)