Unidade Básica de Saúde se nega a vacinar idosa no carro e neto carrega avó de 102 anos no colo

Na tarde de quinta-feira (22/09/2021), uma idosa de 102 anos precisou ser carregada no colo pelo neto para receber dose de reforço contra covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) número 3 do Recanto das Emas, no Distrito Federal. Erick Farias, de 34 anos, gravou um vídeo no qual ele afirma que o posto se negou a vacinar a avó no carro. A justificativa dada pela gerência foi de que “ali não era drive thru”.

Segundo Erick, para receber a 1ª e a 2ª dose, na mesma unidade, a avó não precisou sair do automóvel. “Eu sempre tive consciência de que lá não era drive-thru, mas pela condição de saúde da minha avó, sempre vacinaram ela no carro”, disse. O neto explica que, para a 3ª dose, porém, não houve sensibilidade, sem que fosse oferecida uma cadeira de rodas para a locomação da idosa.

No entanto, a Secretaria de Saúde afirmou, em nota, que a equipe da UBS disponibilizou uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose, mas que o familiar “recusou”.

“É importante destacar que as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devem permanecer na temperatura indicada pelo fabricante  e não é recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local”, declarou a Secretaria.

Em resposta, Erick disse que as afirmações da Pasta não são verdadeiras. “A questão de não poder remajar as vacinas até o carro é bem divergente, porque a 1ª e a 2ª dose ela tomou no carro. Em nenhum momento me ofereceram cadeira de rodas, tive que pegar a minha avó e carregar ela nos braços. A opção que eles me deram foi procurar um drive-thru, sabendo que a unidade de drive-thru é totalmente centralizada”, pontuou o neto.

“Como eu vou me deslocar com uma pessoa de 102 anos para uma unidade [de drive-thru] em Águas Claras ou no Parque da Cidade? Isso é vergonhoso”, completou.

*Informações do Portal SBT News

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts