A prefeitura de Salvador lançou, nesta terça-feira (14/09/2021), a carteira de vacinação digital – também conhecida como passaporte da vacina. O documento é gratuito e pode ser gerado por site, aplicativo no celular, tanto para sistema android, quanto para iOS.
Na segunda-feira (13), o governador Rui Costa já havia adiantado que a Bahia vai passar a exigir o passaporte da vacina para acesso a locais públicos. A data ainda não foi definida, porque a medida só será requisitada com o avanço da aplicação da segunda dose.
Além do acesso a locais públicos, o cartão de vacina digital também será obrigatório para acessar a eventos, restaurante e estabelecimentos. Nele, será possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra a Covid-19, e comprovar o em qual das doses a imunização está.
O acesso já está disponível e o passaporte digital pode ser adquirido pelos sites: www.carteiradevacinadigital.saude.salvador.ba.gov.br ou www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br. Quem já fez login no Vida+ do Sistema Único de Saúde (SUS), pode acessar o cartão digital com o CPF e a senha do sistema.
Essa é a mesma senha usada para quem fez o recadastramento do SUS, ou agendamento da vacina, ou ainda tenha solicitado a Vacina Express. Quem não tem essa senha poderá criar a conta, usando o nome, CPF, data de nascimento, e-mail e senha.
Já no primeiro acesso aparecerá cartão de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são:
– Sem registro de doses;
– Parcialmente vacinado (apenas uma dose);
– Parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose em atraso);
– Totalmente vacinado (para quem tomou as duas doses).
O passaporte da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante. Com isso, é possível emitir um QR Code, para que o cartão digital seja acessado sem o uso da internet.
*Informações do Portal G1
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