Connect with us

Mundo

Chefe da segurança de Osama Bin Laden é recepcionado no seu retorno ao Afeganistão

Published

on

Um assessor próximo de Osama Bin Laden voltou para sua casa no Afeganistão após 20 anos de ocupação pelos EUA, poucas horas até que as forças americanas concluíssem sua evacuação do país dilacerado pela guerra no prazo final do presidente Joe Biden.

Amin ul-Haq, um importante fornecedor de armas da Al Qaeda, voltou para sua cidade natal na província de Nangarhar, no Afeganistão, nesta segunda-feira (30/08/2021), pouco mais de duas semanas depois que o Talibã completou sua ofensiva relâmpago para dominar quase todo o país.

Ul-Haq chefiou a segurança de Bin Laden quando ele ocupava o complexo da caverna de Tora Bora. Os dois homens escaparam juntos quando as forças dos EUA atacaram o complexo, de acordo com a NBC .

O líder da Al Qaeda foi morto pelas forças dos EUA no Paquistão em 2011.

No vídeo, um carro carregando ul-Haq é visto passando por um posto de controle em meio a uma pequena multidão.

A certa altura, o carro para e ul-Haq abaixa a janela. Aparentes admiradores lotam o lado do passageiro do veículo, com homens se revezando para agarrar e até beijar a mão do principal associado da Al Qaeda.

Dois homens dão alguns passos à frente junto com o carro em marcha lenta a fim de dar um próximo a ul-Haq.

O carro é seguido por uma procissão de veículos que transportam combatentes fortemente armados, alguns deles com a bandeira do Talibã.

Sigam as redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais lidas