Connect with us

Mundo

Talibãs cerca Cabul e negocia uma rendição pacífica do governo Afegão

Published

on

No domingo (15/08/2021), o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) começou a entrar na capital afegã de todos os lados, disse o Ministério do Interior do Afeganistão. O escritório do presidente afegão, Ashraf Ghani, declarou que em várias áreas remotas de Cabul são ouvidos tiros e que as forças de segurança e defesa do país, em coordenação com parceiros internacionais, controlam a situação de segurança na cidade.

O comunicado oficial do Talibã diz que o movimento pretende evitar a violência em Cabul. Aos militantes foi ordenado esperar ordens no limite da capital e não tentar invadi-la.

Os talibãs estão negociando com as autoridades afegãs a entrada pacífica na cidade. O Talibã afirma não querer se vingar dos funcionários militares e civis. O movimento apela para eles não tentarem sair do país.

“Todos devem permanecer em seu próprio país, em seus próprios lugar e casa, e não tentar sair do país”, de acordo com o comunicado do Talibã.

Os talibãs entraram na capital afegã, tomaram controle da Universidade de Cabul e levantaram sua bandeira em um dos distritos da cidade, de acordo com uma fonte do site Sputnik.

O Talibã ainda sugeriu que mulheres se dirijam a áreas protegidas, declarou um líder do grupo em Doha, no Catar.

Um responsável oficial talibã disse à Reuters que o movimento não quer “que um único civil afegão inocente seja ferido ou morto quando tomarmos o controle, mas não declaramos um cessar-fogo”.

Segundo os relatos da mídia e vídeos não confirmados que circulam nas redes sociais, o distrito de Bagrami, na província de Cabul, se rendeu aos talibãs.

Vários membros da equipe da União Europeia mudaram para um local mais seguro em Cabul, segundo um representante da OTAN. Atualmente, os principais membros da equipe dos Estados Unidos na capital afegã estão trabalhando desde o aeroporto de Cabul, afirmou um funcionário dos EUA. Menos de 50 funcionários da embaixada norte-americana estão no momento em Cabul.

O movimento Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) controla todos os postos de fronteira no Afeganistão, segundo informou a agência de notícias Associated Press, citando as autoridades. O aeroporto de Cabul é a única maneira de sair do país.

Mais cedo, o Talibã havia tomado a cidade de Jalalabad, no leste do país, o que fez a capital Cabul ser a única das grandes cidades afegãs sob controle do governo.

As autoridades informaram que a tomada de Jalalabad ocorreu sem confrontos e que a segurança das estradas que ligam o país ao Paquistão estava garantida. A nação vizinha reagiu e fechou a passagem de fronteira de Torkham.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As mais lidas