Segundo informações do Portal SBT News, estudantes de toda a rede pública de ensino já podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) – responsável por oferecer bolsas em universidades particulares. Os cadastros podem ser realizados até 16 de julho e devem ser feitos exclusivamente pela página do programa.
Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Poderá participar da inscrição do programa apenas o candidato que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, obtendo, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter zerado na redação.
O programa é desenvolvido para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou que tenham cursado na rede particular, mas na condição de bolsista integral, estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino.
Durante a inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Encerrado o prazo de inscrição, o sistema classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem.
No total, serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
Lista de espera
Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro.
As bolsas eventualmente não preenchidas serão ocupadas pelos candidatos participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.
Confira o cronograma completo:
– Inscrições: 13 a 16 de julho- Resultado da primeira chamada: 20 de julho
– Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
– Resultado da segunda chamada: 03 de agosto
– Comprovação das informações: 03 a 11 de agosto
– Inscrições na lista de espera: 17 e 18 de agosto
– Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto
– Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto
Números do Prouni:
– 134.329 bolsas
– 69.482 bolsas integrais (100%)
– 64.847 parciais (50%)
– 10.821 cursos
– 952 instituições de ensino
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)