Uefa aprova o fim da fase de grupos da Champions League a partir de 2024

A Uefa aprovou nesta terça-feira (10/05/2022) a mudança de formato da Champions League. A partir de 2024, o torneio europeu passará a ter 36 equipes e não mais 32. Além disso, a fase inicial da competição não será mais disputada no tradicional formato de grupos. No novo modelo, cada time fará oito jogos contra oito adversários diferentes, sendo quatro duelos em casa e quatro fora. Os oito melhores classificados avançam direto às oitavas de final, enquanto os clubes que encerrarem entre a nona e 24ª colocação na tabela geral vão para a repescagem de ida e volta.

“Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que irá melhorar o equilíbrio competitivo e gerar receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes”, declarou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Distribuição de vagas extras

Em vez de usar o critério de coeficientes de clubes para definir a distribuição de vagas para a disputa do torneio, a Uefa resolveu inovar. Apenas o terceiro colocado que tiver o quinto maior coeficiente terá uma vaga garantida na competição.

A outra vaga será ocupada por um campeão nacional, através do chamado “Caminho dos Campeões”, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados.

As duas vagas restantes serão definidas com base no desempenho de cada federação na temporada anterior da Champions. Garantem participação no torneio os clubes que tiverem a melhor média de pontos por jogo.

Contato da redação ou setor comercial:

Envie Email para: contato@sessaodenoticias.com.br ou clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts