Em uma demonstração de vitalidade militar pouco antes de o presidente Volodimir Zelenski pedir mais ajuda militar à Otan (aliança liderada pelos EUA), a Ucrânia fez um ataque inédito com mísseis contra um porto que havia sido ocupado pela Rússia nesta quinta-feira(24/03/2022).
Ao menos um navio de desembarque de tropas, blindados e munições, o Orsk, foi destruído no ataque e afundou nos 5 metros do porto de Berdyansk, segundo a Marinha ucraniana. Moscou ainda não comentou o caso, mas as imagens em redes sociais e análises feitas inclusive por observadores pró-Rússia sugerem que o relato está certo.
Em uma canal de analistas militares russos no Telegram, a informação é de que outros dois navios foram atingidos, mas deixaram o porto do mar de Azov. Há dúvidas entre eles se o navio atingido foi o Orsk ou o Saratov, a outra embarcação de assalto anfíbio de sua classe que servia à Frota do Mar Negro na Crimeia.
Segundo esses relatos, ao menos três pessoas teriam morrido na ação, em que Kiev empregou mísseis balísticos Totchka-U. É a primeira vitória do gênero da Ucrânia nesta guerra.
Ela veio pouco menos de três horas antes de os líderes da Otan se encontrarem em Bruxelas, com o presidente americano Joe Biden à frente, onde ouvem Zelenski por vídeo. Dificilmente não foi pensado como um cartão de visitas, já que os navios russos começaram a desembarcar equipamentos em Berdyansk na semana passada, com fanfarra e transmissão pela TV.
Confiram o momento que o navio é atingido:
Vídeo de melhor resolução mostrando o ataque ucraniano que hj de manhã destruiu um navio russo de desembarque anfíbio da classe Alligator no porto de Berdyansk, à leste da cidade cercada de Mariupol. Podemos ver outros navios se afastando rapidamente das chamas. pic.twitter.com/wXUI20ytp5
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 24, 2022
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)