Siga nossas redes

Mundo

Secretário-geral da Otan descarta a possibilidade de estabelecer zona de exclusão aérea na Ucrânia

Published

on

Em coletiva de imprensa após reunião entre ministros das Relações Exteriores da Otan em Bruxelas, na manhã desta sexta-feira (04/03/2022), o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, descartou a possibilidade de estabelecer zona de exclusão aérea na Ucrânia.

“Aliados concordam que não devemos ter aeronaves da Otan operando no espaço aéreo ucraniano ou tropas da aliança no território da Ucrânia.”, informou Stoltenberg, complementando que, caso contrário, haveria o risco de uma guerra mais ampla.

Zonas de exclusão aérea são regiões onde é proibido a circulação de aeronaves. Caso o pedido feito pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fosse aceito pela aliança, qualquer avião russo que sobrevoasse o país teria de ser abatido, o que introduziria a Otan no conflito.

“Nós não fazemos parte desse conflito”, lembrou o secretário-geral, acrescentando que a Otan tem “a responsabilidade de garantir que ele não aumente e se espalhe para além da Ucrânia. Isso seria ainda mais devastador e perigoso”.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas