Siga nossas redes

Mundo

Rússia e Ucrânia concordam na adoção de corredores humanitários

Published

on

A segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, realizada nesta quinta-feira (03/03/2022), apresentou uma primeira decisão em comum: os dois países concordaram na adoção de corredores humanitários — espaços em que não haverá conflitos ou ataques, para que civis possam deixar a Ucrânia em segurança.

Os locais para circulação também poderão ser utilizados para entrega de medicamentos e de alimentos. Há expectativa de cessar-fogo temporário em áreas específicas utilizadas para evacuação de civis.

“As partes chegaram a um entendimento sobre a disponibilização conjunta de corredores humanitários para evacuação de civis, e também para entrega de medicamentos e alimentos aos locais de combates mais hostis. Isso significa que não estará em todos os lugares. Um possível cessar-fogo só será observado nos locais onde os corredores humanitários serão criados durante a evacuação”, declarou Mykhailo Podolyak, Conselheiro Presidencial da Ucrânia, após o encontro. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press.

Podolyak também disse que linhas especiais de comunicação serão adotadas assim que possível. O representante ucraniano ainda indicou que a possibilidade de trégua deve ser discutida entre os dois países no próximo encontro.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 milhão de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da guerra. A organização também aponta estimativa de que outros quatro milhões migrem para países vizinhos. Na quarta-feira (02/03), o governo ucraniano divulgou a estimativa de que mais de 2 mil civis morreram durante o conflito.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Click para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As mais lidas