Suécia diz que quatro aeronaves militares da Rússia violaram seu espaço aéreo

Quatro aviões de guerra russos violaram hoje (02/03/2022) o espaço aéreo da Suécia, diz um comunicado da Força Aérea do país. Isso aconteceu ao leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico.

“Dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 violaram o espaço aéreo sueco. A violação durou pouco e ocorreu a leste de Gotland, do outro lado do mar”, diz o comunicado.

O chefe da Força Aérea local, Carl-Johan Edström, disse que o controle da situação foi rápido, e garantiu a “integridade territorial e as fronteiras da Suécia”. Segundo ele, o incidente foi levado “muito a sério” e é considerado uma “ação pouco profissional e irresponsável por parte da Rússia”.

O caso acontece em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, que também reacendeu o debate sobre a adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No último sábado (26/02/2022), além a Finlândia e a Suécia reafirmaram seu direito de ingressar na organização se assim desejarem, apesar de novas advertências da Rússia em meio à invasão da Ucrânia. Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à Otan “teria sérias repercussões militares e políticas”.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts