Quatro aviões de guerra russos violaram hoje (02/03/2022) o espaço aéreo da Suécia, diz um comunicado da Força Aérea do país. Isso aconteceu ao leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico.
“Dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 violaram o espaço aéreo sueco. A violação durou pouco e ocorreu a leste de Gotland, do outro lado do mar”, diz o comunicado.
O chefe da Força Aérea local, Carl-Johan Edström, disse que o controle da situação foi rápido, e garantiu a “integridade territorial e as fronteiras da Suécia”. Segundo ele, o incidente foi levado “muito a sério” e é considerado uma “ação pouco profissional e irresponsável por parte da Rússia”.
O caso acontece em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, que também reacendeu o debate sobre a adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
No último sábado (26/02/2022), além a Finlândia e a Suécia reafirmaram seu direito de ingressar na organização se assim desejarem, apesar de novas advertências da Rússia em meio à invasão da Ucrânia. Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à Otan “teria sérias repercussões militares e políticas”.
Sigam nossas redes sociais:
Facebook (@sessaodenoticias)
Instagram (@sessaodenoticias)
Twitter (@sessaonoticias)
Youtube (Sessão de Notícias)