25 de março de 2025
Suécia diz que quatro aeronaves militares da Rússia violaram seu espaço aéreo

Suécia diz que quatro aeronaves militares da Rússia violaram seu espaço aéreo

Quatro aviões de guerra russos violaram hoje (02/03/2022) o espaço aéreo da Suécia, diz um comunicado da Força Aérea do país. Isso aconteceu ao leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico.

“Dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 violaram o espaço aéreo sueco. A violação durou pouco e ocorreu a leste de Gotland, do outro lado do mar”, diz o comunicado.

O chefe da Força Aérea local, Carl-Johan Edström, disse que o controle da situação foi rápido, e garantiu a “integridade territorial e as fronteiras da Suécia”. Segundo ele, o incidente foi levado “muito a sério” e é considerado uma “ação pouco profissional e irresponsável por parte da Rússia”.

O caso acontece em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, que também reacendeu o debate sobre a adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No último sábado (26/02/2022), além a Finlândia e a Suécia reafirmaram seu direito de ingressar na organização se assim desejarem, apesar de novas advertências da Rússia em meio à invasão da Ucrânia. Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à Otan “teria sérias repercussões militares e políticas”.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *