Agência nuclear ucraniana registra aumento de radiação em Chernobyl

A agência nuclear da Ucrânia e o Ministério do Interior disseram hoje (25/02/2022) que registraram níveis crescentes de radiação em Chernobyl após a Rússia tomar o controle da região onde fica a extinta usina nuclear.

Segundo os especialistas da agência nuclear, a mudança se deve ao movimento de equipamentos militares pesados na área, levantando poeira radioativa no ar. Eles não informaram, no entanto, quais são os níveis exatos de radiação.

“A radiação começa a aumentar. Não é crítico para Kiev por enquanto, mas estamos monitorando”, disse o Ministério do Interior. A Polônia, que é vizinha da Ucrânia, disse que não registrou nenhum aumento nos níveis de radiação em seu território.

O local do desastre nuclear de 1986 fica a cerca de 100 quilômetros de Kiev. Hoje, o reator é coberto por uma estrutura de concreto conhecida como “sarcófago de Chernobyl”. Ela funciona como uma barreira para que a radiação ainda presente no local não se espalhe enquanto cientistas pensam em alternativas para eliminar os últimos resíduos radioativos.

*Informações do site CNN Brasil

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts