Segundo informações de Gabriel Vaquer (UOL Esporte), ontem (22/04/2021), o SBT encaminhou a compra dos direitos de transmissão da Liga Europa da UEFA, o segundo torneio de clubes mais importante do continente europeu. O acordo, que vale a partir da temporada 2021/2022 e vai até 2024, marcará o retorno da competição para a TV aberta após nove anos – a última exibição foi na Rede TV!, em 2011/2012.
É o quarto evento de futebol fechado pelo canal do Silvio Santos em sete meses – o que dá uma média de um evento adquirido a cada 52 dias. O canal comprou neste período a Libertadores da América, a Champions League e vai anunciar em breve também a Copa América deste ano. Isso sem contar a final do Campeonato Carioca 2020, entre Flamengo e Fluminense. A chegada da Liga Europa está relacionada à Champions.
A coluna apurou que as conversas se intensificaram depois que o SBT e a agência Team, responsável pela venda dos direitos de eventos esportivos da UEFA, fecharam acordo pela Champions League em março. A Team queria muito recolocar o seu segundo evento na televisão aberta no Brasil.
O motivo é que estão ocorrendo finais com times de forte apelo e, por melhor que o trabalho dos canais esportivos da Disney sejam, a abrangência de uma rede nacional no Brasil é bem maior e ajuda a elevar o alcance da competição. A Team valoriza tanto o trabalho da Disney, que renovou ainda em março o contrato para a competição por três anos.
O SBT também percebeu que a Liga Europa poderia ser um importante reforço na cultura esportiva que o canal quer criar. O mercado publicitário já reconhece seriedade no que vem sendo feito e tem elogiado o esforço da emissora em investir em Esporte neste momento, ao perceber que eventos de futebol dão audiência e faturamento.
Procurado pela coluna, o SBT afirmou que ainda não há nada confirmado sobre a Liga Europa, mas que está aberto para novas negociações no futebol.