Brasil comemora o Dia de São Jorge nesta sexta (23)

O dia 23 de abril é a data em que muitas pessoas acendem velas para São Jorge. A data é importante no calendário católico a ponto de ser feriado em determinadas regiões. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é um desses locais – embora em 2021 a data tenha sido antecipada para 30 de março por conta da pandemia de covid-19.

Inspirador de diversas canções e com profundas relações com times de futebol como o Corinthians, São Jorge também expandiu sua veneração para além das fronteiras fluminenses. O santo é o padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha (sobretudo na região da Catalunha) em Portugal, no Canadá, na Lituânia, na Rússia, na Bulgária, entre outros países.

A história de São Jorge

A primeira coisa a saber sobre São Jorge é que não é possível confirmar se ele existiu, de fato, ou não. Isso se aplica a muitos santos da antiguidade cristã.

“Não temos muitos registros históricos sobre a figura de São Jorge. Temos aquilo que nos foi passado pela tradição”, conta Dayvid da Silva, professor e coordenador do curso de Teologia da PUC-SP.

A Lenda de São Jorge contra o Dragrão

Lenda, mesmo, o santo guerreiro virou a partir de 1290. Nesta época, um escriba dominicano conhecido como Jacopo de Varazze compilou histórias dos primeiros santos em um livro conhecido como “Lenda Dourada”. São Jorge estava nas páginas – mas a história do soldado turco ganhou ares muito diferentes.

No capítulo dedicado a São Jorge há a história de uma cidade que sofre com um dragão que queimava casas e contaminava a água. Para acalmar o monstro, jovens virgens eram entregues para sacrifício.

***Informações do site UOL Esporte

Comments (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: