Brasil atinge maior taxa de transmissão de Covid-19 desde 2021

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil atingiu o maior índice desde janeiro de 2021. Segundo dados da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de São Paulo (Unesp), o ritmo de contágio está em 1,9, ante 1,29 registrado no início do ano passado.

Na prática, a taxa de 1,9 significa que cada 100 pacientes infectados transmitem o vírus para outras 190 pessoas. Apenas as regiões centro-oeste (1,7) e nordeste (1,4) têm índices menores que 1,9, mas os pesquisadores sugerem que o número real pode ter sido prejudicado por causa da falta de notificações e testagem.

As projeções do Info Tracker apontam ainda que, na próxima segunda-feira (31/01), a média nacional do ritmo de contágio poderá alcançar 2,03. A alta transmissão do vírus, segundo os especialistas, é influenciada pela rápida disseminação da variante ômicron, que já representa mais de 97% dos diagnósticos positivos para a doença no país.

Em boletim divulgado ontem (26/01/2022), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que sete unidades federativas estão com a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) acima de 80%. São elas: Distrito Federal (80%), Espírito Santo (80%), Goiás (82%), Mato Grosso do Sul (80%), Pernambuco (81%), Piauí (82%) e Rio Grande do Norte (83%).

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Youtube (Sessão de Notícias)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts