SALLES E PRESIDENTE DO IBAMA SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO DA PF

Na manhã desta quarta-feira, 19, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, são alvos de uma operação que apura a exportação ilegal de madeira da Floresta Amazônica para Estados Unidos e Europa.

A PF cumpre 35 mandados no Distrito Federal, Pará e São Paulo que também inclui endereços residenciais de Salles na capital paulista, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará. Ao todo, são 160 agentes envolvidos na operação.

A operação foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também carimbou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles. Já o mandatário do Ibama será afastado preventivamente e mais nove agentes que ocupam cargos e funções de confiança nos órgãos.

Moraes também determinou a suspensão imediata do decisão emitida em fevereiro do ano passado que autorizava a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

“Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”, disse a PF.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts