Posted By sessaodenoticias Posted On

Joe Biden conversa com presidente da Ucrânia após movimentações militares russas

Segundo informações divulgadas no site norte-americano, The Politico, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por cerca de 30-40 minutos, trataram sobre as movimentações russas na fronteira com a Ucrânia. Na conversa o presidente Biden reafirmou o apoio dos EUA em garantir a soberania da Ucrânia.

Autoridades ucranianas pressionaram por uma ligação entre Zelensky e Biden por semanas, incluindo uma ligação recente entre o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e o principal auxiliar de Zelensky, Andriy Yermak, de acordo com uma pessoa a par da conversa.

Biden vinha mantendo a Ucrânia à distância enquanto pressionava discretamente por novas reformas em um país que passou anos conhecendo como vice-presidente e que é uma frente crítica nos esforços do Ocidente para conter a Rússia.

Mas as autoridades ucranianas vêm defendendo uma demonstração de apoio do presidente dos EUA em meio a novos combates entre separatistas apoiados pela Rússia e soldados ucranianos na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, que matou quatro soldados ucranianos na semana passada.

O Pentágono está em alerta enquanto a Rússia intensificou suas atividades na Europa Oriental e no Ártico na semana passada. Os jatos da OTAN embarcaram 10 vezes apenas na segunda-feira (29/03/2021) para responder aos voos de caças e bombardeiros russos perto do espaço aéreo aliado. E na semana passada, três submarinos russos com armas nucleares surgiram no Ártico, uma nova demonstração de força em uma região desafiadora.

“Obviamente, não queremos mais violações do território ucraniano”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, esta semana. “Temos sido muito claros sobre as ameaças que vemos da Rússia em todos os domínios … estamos levando-as muito a sério”.

Comments (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *