Por ordem da China a polícia de Hong Kong prende ex-jornalista do Apple Daily em um aeroporto

A polícia de Hong Kong prendeu um ex-jornalista sênior do jornal Apple Daily no aeroporto internacional na noite de domingo (27/06/2021), horário de Hong Kong, por suspeita de acusação de segurança nacional, enquanto ele tentava deixar a cidade, segundo relatos da mídia local.

Fung Wai-kong seria o sétimo funcionário do jornal pró-democracia Apple Daily a ser preso por motivos de segurança nacional nas últimas semanas. Ele era editor e colunista de um jornal agora fechado, informou a mídia local.

A polícia de Hong Kong disse em um comunicado que um homem de 57 anos foi preso no aeroporto por “conspirar para conspirar com países estrangeiros ou forças estrangeiras para colocar em risco a segurança nacional”. Acrescentaram que ele foi detido e que as investigações continuam.

O Apple Daily, um tablóide popular, foi forçado a fechar após uma operação de várias centenas de policiais em sua sede em 17 de junho e o congelamento de ativos importantes e contas bancárias. Ele imprimiu sua última edição na quinta-feira passada.

As autoridades dizem que dezenas de artigos do jornal podem ter violado uma lei de segurança nacional imposta pela China, a primeira instância em que as autoridades visam reportagens da mídia de acordo com a legislação.

Críticos da lei, apresentada em junho passado, dizem que ela foi usada para reprimir dissidentes e erodir as liberdades fundamentais na ex-colônia britânica que retornou ao domínio chinês em 1997.

Alguns dos críticos também dizem que o fechamento do Apple Daily, que mistura visões pró-democracia com fofocas sobre celebridades e investigações de quem está no poder, marca o fim de uma era para a liberdade da mídia na cidade.

A Associação de Jornalistas de Hong Kong, reagindo aos relatos sobre a prisão no aeroporto, condenou a polícia por alvejar jornalistas novamente e pediu que explicassem o incidente.

Sigam nossas redes sociais:

Facebook (@sessaodenoticias)

Instagram (@sessaodenoticias)

Twitter (@sessaonoticias)

Comments (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: